As Selvas do Amanhã! Implementação do plano estadual de restauração ecológica da mata atlântica


O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) lançou a chamada para implementação do plano estadual de restauração ecológica da Mata Atlântica por meio do programa “Florestas do Amanhã”. Essa iniciativa tem como objetivo promover a recuperação dos ecossistemas da Mata Atlântica em nove municípios estratégicos do estado do Rio de Janeiro.

Com um investimento total de R$ 25.000.000,00 (vinte e cinco milhões de reais), o FUNBIO convida associações civis, fundações privadas e cooperativas a participarem dessa chamada. As organizações sem fins lucrativos poderão apresentar propostas de projetos de restauração ecológica que contribuam diretamente para a implementação do Plano de Restauração e Desenvolvimento Florestal do Estado do Rio de Janeiro.

As propostas deverão ser desenvolvidas nos territórios estratégicos dos municípios que compõem a Região Hidrográfica V do Rio de Janeiro, a saber: ltaboraí, Tanguá, Guapimirim, Magé, Cachoeiras de Macacu, Niterói, São Gonçalo, Maricá e Rio Bonito.

Espera-se que os projetos aprovados cubram um total de 600 hectares de áreas degradadas, com tamanho mínimo de restauração de 50 hectares por proposta. Essas iniciativas deverão ser executadas em um prazo máximo de 48 meses, a partir da data de seleção.

O cronograma estabelece que a chamada foi publicada em 31 de maio de 2023. As organizações interessadas poderão esclarecer suas dúvidas até 26 de julho de 2023, e o prazo final para a apresentação das propostas é 31 de julho de 2023, até às 18:00 horas (horário de Brasília).

O FUNBIO, como gestor operacional do Fundo da Mata Atlântica-RJ, convida todas as instituições sem fins lucrativos a se unirem a essa importante iniciativa de restauração ecológica. Para obter mais informações e acessar o regulamento completo da chamada, visite o seguinte link: [https://lnkd.in/dPtqhg-q](https://lnkd.in/dPtqhg-q).

*Notas ao editor:*

1. FUNBIO – O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo conservar e promover a biodiversidade no Brasil.

2. Mata Atlântica – É um dos biomas mais ameaçados do Brasil, e a restauração de seus ecossistemas é fundamental para a conservação da biodiversidade e a proteção de serviços ecossistêmicos essenciais.

3. Florestas do Amanhã – Programa destinado à restauração da Mata Atlântica no estado do Rio de Janeiro, promovendo a recuperação de áreas degradadas e a proteção da biodiversidade.

4. Região Hidrográfica V – Abrange nove municípios estratégicos do estado do Rio de Janeiro, onde serão realizados os projetos de restauração ecológica.

5. Prazo de execução – Os projetos selecionados deverão ser implementados em um período de 48 meses, contribuindo assim para a recuperação de longo prazo da Mata Atlântica.

O FUNBIO convida todas as instituições sem fins lucrativos interessadas a participar dessa chamada, trazendo seus conhecimentos e experiência em restauração ecológica. Juntos, podemos trabalhar para preservar e restaurar um dos tesouros naturais mais importantes do Brasil: a Mata Atlântica.

Sobre o FUNBIO:

O Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) é uma organização sem fins lucrativos dedicada à conservação da biodiversidade no Brasil. Trabalhamos em parceria com diversas instituições e atores para desenvolver projetos e programas que promovam a conservação dos ecossistemas e a proteção da fauna e flora brasileiras.

Para mais informações, visite www.funbio.org.br


Pablo Alexander Portillo Alvarado
Coordenador de Comunicações da RedLAC
pablo.portillo@fiaes.org.sv

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *